Banda

 

A Sociedade Filarmónica Cartaxense é a Coletividade mais antiga do concelho do Cartaxo. Por falta de documentação comprovativa desconhece-se a data exata da sua fundação, prevendo-se que seja anterior ao ano de 1850. 

 

Ao longo dos anos tem esta Coletividade atravessado bons e maus momentos. A maioria dos momentos mais agradáveis tem sido conseguida através do valor artístico da nossa Banda de Música que nos períodos áureos sempre soube marcar destacada posição com exibições merecedoras dos mais rasgados elogios, como por exemplo no ano de 1960 aquando das provas de classificação para a final do Grande Concurso Nacional de Bandas e Filarmónicas Civis organizado pela antiga FNAT, prestando provas em Santarém, Setúbal e Lisboa, merecedoras de elogios, referências pela sonoridade e perfeita execução dos números obrigatoriamente executados, valendo-lhe nessa altura a honrosa classificação de a melhor Banda de todo o Distrito de Santarém. 

 

Comprovando tal classificação e como única Banda Ribatejana em prova, participou na final que teve lugar no Pavilhão dos Desportos de Lisboa onde após renhida competição com bandas de nomeada conquistou brilhantemente o Troféu XXV Aniversário da FNAT, orgulhosamente exposto numa vitrine para incentivar os nossos filarmónicos de modo a que se esforcem no sentido de poderem também um dia recuperar o prestígio dos anos 60. 

 

Mais recentemente, em Setembro de 1986 teve a nossa Banda oportunidade de mais uma vez demonstrar o seu real valor ao conquistar brilhantemente o primeiro lugar no Concurso de Bandas organizado pela Câmara Municipal da Amadora, aquando do VIII Aniversário da sua elevação a Cidade, em competição com bandas de reconhecido valor artístico: Banda dos Bombeiros de Torres Vedras, Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha, Banda C.I. da Amadora, a conquista deste troféu deve-se ao seu então maestro Rogério Gomes. 

 

Em 1990 a Direção da S.F.C. contratou novo maestro, o Sr. José Santos Rosa, que assim enriqueceu o património da coletividade com um repertório da sua autoria, vindo assim a obter grandes êxitos. 

 

Em 1994 tivemos a oportunidade de contratar o maestro Vítor Santos que enriqueceu a nossa banda com um bom repertório. 

 

Em 1996 foi contratado um novo maestro, o Sr. Acácio Silva, que esteve durante 15 anos à frente da Banda. 

 

Em Novembro de 2011 foi contratado o Maestro Simões Ribeiro que está a fazer um excelente trabalho, tendo o apoio de um músico, Gonçalo Simões, e do Professor Hélder Penedos, para a iniciação de jovens músicos, que a curto prazo serão concretizados os grandes sonhos da Direção e destes jovens músicos na participação na Banda Principal. 

Em Junho de 2013, a Direcção da Sociedade Filarmónica Cartaxense organizou um Encontro de Bandas Internacional. Foi convidada para este Encontro de Bandas a Banda "Estrela do Norte" (Star of the North Band) de Minneapolis – St. Paul, Minnesota (EUA), que atuou no Cartaxo no dia 22 de junho, no decorrer das Festas da Cidade, a convite da Sociedade Filarmónica Cartaxense.

 

As duas bandas partilharam o mesmo palco, em frente à Câmara Municipal do Cartaxo, apresentando várias músicas do seu repertório. As bandas atuaram durante a tarde, com mais de uma centena de músicos, de todas as idades, e que não encontraram, na diferença de língua, qualquer dificuldade de entendimento.

 

Este Encontro Internacional de Bandas, integrado nas Festas da Cidade 2013, foi organizado em parceria com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Cartaxo, e resultou da boa relação cultural e musical criada entre a “Estrela do Norte” e a Banda da Sociedade Filarmónica Cartaxense, marcou uma data histórica no primeiro Encontro de Bandas Internacional no Cartaxo, que obteve muito êxito.

 

 

Governador do Minnesota proclama Dia do Cartaxo
A vinda da banda norte-americana ao Cartaxo foi entendida como um momento de tal importância, no que às relações entre os dois países respeita que, em homenagem a este encontro, o Governador do Estado do Minnesota, Mark Dayton, proclamou o dia 22 de junho, como o dia do Cartaxo, naquele Estado norte-americano.

 

O documento oficial, assinado pelo Governador, foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Varanda, que afirmou ser “um grande orgulho para o Cartaxo receber esta Proclamação”, acrescentando que “esta possibilidade de o Cartaxo ver o seu nome conhecido e lembrado do outro lado do atlântico, com todas as relações culturais que se podem fortalecer, ainda mais, entre nós e o Estado do Minnesota, deve-se inteiramente à Sociedade Filarmónica Cartaxense, ao seu prestígio e credibilidade artística, é um reconhecimento internacional quer pela excelência do trabalho que tem vindo a desenvolver, quer pela sua disponibilidade para procurar pontes com outras bandas que tragam, ao nosso concelho e à nossa região, outros modos de viver esta linguagem internacional, que é a música”.

 

O Presidente agradeceu às duas bandas “este enorme exemplo de união e de fraternidade, mas também de excelência na divulgação da música como ponte cultural entre os povos”.

Parabéns à Direção da Sociedade Filarmónica Cartaxense e ao seu Presidente, Sr. Faustino Nascimento da Mata, por esta organização e pelo excelente trabalho que tem estado a fazer enriquecendo assim o património cultural, recreativo e desportivo do concelho do Cartaxo.

 

 

No próximo ano, será a vez da Banda da Sociedade Filarmónica Cartaxense se deslocar aos EUA, para atuar num Encontro de Bandas promovido pela “Estrela do Norte”.

Actualizado a: Terça 03 de Março de 2015